O seu seguro pode ser cancelado a qualquer momento, basta que você tenha em mãos: o seu CPF, contato da sua seguradora e o número da sua apólice. Mas não fique descoberto!
Cancelar um serviço no Brasil não é tarefa fácil. Quem já passou pela experiência sabe que não é moleza, especialmente quando se trata de seguradoras tradicionais e arcaicas.
Você liga para um número de 4 dígitos estranho. Cai em um atendente automático, e fica pelos próximos 5 minutos apertando números que não te levam a um atendente de verdade. O jogo virou para melhor, pois cancelar um serviço já não leva horas, nem exige jingles e musiquinhas supostamente agradáveis no seu telefone.
Documentos para cancelar seu seguro de forma proativa
Após entrar em contato com a sua seguradora para solicitar o cancelamento do seu seguro, geralmente basta ter em mãos o seu CPF e a apólice que você contratou.
Lembramos que apenas o titular do seguro pode cancelar o serviço, então é importante comprovar que você é o segurado.
Devolução de pagamento ao cancelar o seguro de vida
Ao cancelar o seguro de vida por solicitação própria ou por falta de pagamento das mensalidades, o dinheiro dos pagamentos anteriores não são devolvidos ao segurado, exceto em seguros com algum tipo de rendimento ou resgatável – confira suas carências nesse momento.
Em seguros temporários tradicionais, a principal razão do dinheiro não retornar para o segurado é que nos meses em que foram pagos os prêmios do seguro, a apólice estava ativa e pronta para dar cobertura aos beneficiários caso algo acontecesse com o titular.
Quando devo cancelar meu seguro de vida?
O seguro de vida é fundamental enquanto você tiver alguém que dependa da sua renda ou, claro, se você desejar garantir a proteção financeira de alguém amado ou até mesmo de uma empresa que você construiu.
Agora, se tudo está nos eixos com quem você ama e não existe ninguém que dependa da sua renda, talvez seja o momento de cancelar o seu seguro de vida.
Mas ressaltamos: abra mão do seguro de vida apenas se você não tiver ninguém com quem se preocupar. Ninguém quer acordar no meio da madrugada preocupado com o futuro financeiro de quem ama.