O ano novo chegou por aqui e aquela famosa lista de metas não pode ficar de fora, não é mesmo? Entre os diversos sonhos a serem colocados em prática, um deles é a felicidade de comprar um carro. Mas antes de sair em busca do seu novo companheiro de aventuras, vale a pena conhecer os impostos cobrados sobre os veículos novos e usados. Assim, você consegue decidir numa boa qual dos dois tipos é melhor para o seu bolso.
Quer pagar quanto?
Para se ter uma ideia, os impostos no Brasil podem representar até 36,53% do preço de um veículos 1.0 e até 43% do valor total de um 2.0, foi o que apontou um levantamento da consultoria BDO. Portanto, se você comprar um carro de R$61.090, por exemplo, o valor sem impostos seria de R$38.773. Ou seja, são R$22.317 só para o leão!
Isenção de impostos
A boa notícia é que se você for uma pessoa com deficiência (PCD e PNE), saiba que a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5149/20, que prorroga a isenção do IPI até 31 de dezembro de 2026. Para aderir ao benefício da isenção é necessário apresentar laudos e exames médicos. Além disso, o valor máximo do carro deve ser de R$ 200 mil. #inclusão
E os carros nacionais usados?
Bem, estes automóveis não pagam o IPI, já que o imposto é embutido somente quando o veículo, ou qualquer outro tipo de produto, está saindo da fábrica, zerado. Já o PIS, Cofins e ICMS seguem sendo cobrados normalmente.
E os importados?
Se você é apaixonado pela engenharia gringa prepare o bolso, pois o IPI fica mais caro nesta modalidade. Isto porque a maioria dos carros de fora não são fabricados na versão flex, e veículos movidos apenas a gasolina possuem um valor maior do imposto.
Já o PIS, Cofins e ICMS seguem os mesmos valores de um carro nacional novo, mas possuem uma base de cobrança diferenciada. Por isso, quando a opção for um importado, consulte com o seu vendedor todas as taxas para não ser pego de surpresa.
Outra dica é saber de onde vem o seu possante. Isso porque o Imposto de Importação pode variar de acordo com o país de origem do carro. Automóveis do Mercosul, por exemplo, têm isenção, mas os de outros lugares, o imposto pode chegar até 35%.E se você optar por um importado usado, mas vendido por uma loja de veículos, aí, os impostos são os mesmos de um nacional usado.
Agora ficou mais fácil fazer as contas e colocar tudo na ponta do lápis. Assim dá para realizar o sonho do carro novo! E quem faz as contas sabe que a melhor coisa é já sair da concessionária com um Seguro Auto Prime Secure.