O seguro de vida protege as pessoas que você ama do risco de perder o suporte financeiro que você proporciona caso você faleça. A corretora de seguros paga aos seus beneficiários uma quantia de dinheiro chamada de “indenização em caso de morte”.
Cá entre nós, a indenização por morte é justamente o porquê de você contratar um seguro de vida. Ou seja, você quer garantir que, mesmo após a sua morte, seus entes queridos continuarão recebendo a sua ajuda.
Se você contratar um seguro com cobertura de, por exemplo, R$300.000,00 isso significa que a seguradora vai pagar esse mesmo valor aos seus beneficiários caso você morra dentro do prazo estabelecido em sua apólice — que é como se chama o contrato firmado entre você e a seguradora.
A quantia da cobertura que você precisa é o principal fator que vai determinar o valor da sua mensalidade. Por isso, atenção na hora de contratar: concilie uma cobertura adequada à segurança financeira da sua família, com um preço que esteja dentro do que você pode arcar mensalmente.
Dicas:
- A indenização em caso de morte compensa o suporte financeiro que você dava aos seus entes queridos em vida;
- Você define o valor da cobertura quando contrata o seguro, e ela deve refletir sua renda e situação financeira;
- Geralmente, não há qualquer taxa ou imposto aplicado sobre a indenização em caso de morte, diferente do que ocorre com a herança.
O que é a indenização em caso de morte do seguro de vida?
Por definição, a indenização em caso de morte é o pagamento do benefício contratado no seguro de vida. O valor da indenização é igual ao valor da cobertura escolhida no momento da contratação do seguro de vida.
Caso você contrate um seguro de vida temporário, a sua apólice terá um prazo de validade determinado. Se você morrer enquanto a sua apólice estiver ativa, os seus beneficiários receberão o pagamento, livre de taxas ou impostos.
O valor da indenização em caso de morte pode ser de alguns milhares até milhões de reais. É você quem decide qual valor deve contratar, lembrando sempre que deve ser uma quantia que se adeque às reais necessidades e planos financeiros dos seus dependentes ou entes queridos.
Quem recebe a indenização em caso de morte?
As pessoas que têm o direito de receber a indenização por morte são aquelas que você escolheu na hora de contratar o seguro de vida. A gente conhece essas pessoas como “beneficiários”.
Você pode nomear mais de um beneficiário no seu contrato e até determinar a porcentagem de indenização que cada um vai receber.
Qualquer pessoa que não estiver listada como beneficiária da sua apólice de seguro de vida não poderá receber o benefício. Caso você opte por não nomear beneficiários, a indenização será paga conforme determinado em lei.
Como receber o pagamento do benefício por morte
- Tenha em mãos a apólice de seguro de vida e CPF do segurado.
Se você não encontrar o documento na casa ou nos arquivos digitais do contratante, você pode consultar o site da CNseg para fazer uma solicitação e descobrir em qual seguradora a pessoa possuía o seguro de vida.
Tiramos todas as dúvidas de como encontrar a apólice do seguro de vida de uma pessoa falecida. É só acessar o nosso artigo.
- Entre em contato com o corretor ou com a seguradora responsável pela apólice.
- Providencie a certidão de óbito e demais documentos que forem requisitados pela seguradora.
- Preencha o formulário de atestado de óbito, também conhecido como “requerimento de indenização”.
- Assim que a seguradora confirmar o óbito do contratante e aprovar o requerimento, você ou o beneficiário vai receber o pagamento da indenização em caso de morte.
Quanto tempo demora para receber o benefício por morte?
Assim que entrar com a documentação completa, há o prazo de 30 dias para recebimento da indenização. No entanto, este prazo pode ser maior caso sejam solicitados outros documentos ou novas informações para avaliar o requerimento.
Como a saúde financeira dos seus entes queridos está em jogo, é importante que você consulte um especialista para definir o valor exato da sua cobertura e indenização por morte.