É um seguro de Diária de Incapacidade Temporária – DIT, que garante ao segurado o pagamento de diárias, de acordo com o valor contratado e estipulado na apólice, desde que fique comprovado seu total, contínuo, porém temporário, afastamento de todas as atividades remuneradas em consequência de doença ou acidente pessoal coberto, observado o período indenitário, a franquia e a carência estabelecidos. O pagamento das diárias se extinguirá com o retorno do segurado à atividade ou com o falecimento desse.
Quem pode contratar o DIT?
O seguro DIT poderá ser contratado por pessoas com idade entre 14 e 64 anos, que estejam em gozo de boa saúde, em plena atividade profissional, sem qualquer comprometimento de sua capacidade laborativa. Para a efetivação da contratação do seguro, é necessário ser preenchida a proposta de adesão ao seguro e Declaração Pessoal de Saúde (DPS).
Quando entra em vigência o DIT?
Sua vigência tem início a partir das 24 (vinte e quatro) horas da data do pagamento do seguro, que será sempre feito por meio de débito em conta-corrente.
Qual a franquia do DIT?
A franquia é de 15 (quinze) dias a contar do início do afastamento do segurado. Durante esse período, o segurado não terá direito à indenização. A cobertura será devida a partir do 16º (décimo sexto) dia de comprovado afastamento do segurado de todas as atividades remuneradas, em consequência de doença ou acidente pessoal coberto.
Como é paga a indenização?
A indenização será devida depois de cumprido o prazo de franquia, quando se inicia a contagem do período indenitário contratado. O pagamento das diárias será feito no 10º (décimo) dia útil de cada mês subsequente ao afastamento, desde que tenha sido apresentada toda documentação necessária. Nos casos em que o período de afastamento superar 30 (trinta) dias, o pagamento será efetuado a cada 30 (trinta) dias.
O capital segurado e o valor pago pelo seguro (prêmio) serão atualizados monetariamente, em cada aniversário da apólice, pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) acumulado nos 12 (doze) meses que antecedam o mês anterior ao aniversário.
Como funciona o DIT na Prática
Cintia é dentista e possui uma renda mensal de R$ 5.000,00 – toda sua renda provém da sua atividade profissional. Num final de semana Cintia foi no aniversário de sua sobrinha, quando escorregou e quebrou o braço. Por essa razão, Cintia ficará 90 dias afastada das suas atividades até que possa se reestabelecer e retomar as suas atividades com segurança.
Cintia possui uma apólice de Seguro que garante a sua renda, portanto informará a Seguradora sobre o fato (comprovando com laudos médicos) e receberá sua renda mensal até que esteja apta a retornar as atividades. Assim poderá se recuperar com tranquilidade, sabendo que suas contas e seu padrão de vida serão garantidos.