Vai sair de férias depois de um ano de muito trabalho? Planeja visitar parentes que moram em outro país? Ou está viajando para praticar algum esporte? Então, além de ter malas feitas, as passagens compradas, os hotéis reservados e os itinerários desenhados, não saia de casa sem um seguro viagem.
Vale destacar que em muitos países o seguro de saúde é uma exigência de entrada, ou seja, caso você não tenha contratado um corre o risco de não passar pela imigração. Neste post vamos falar um pouco da importância do seguro viagem, o melhor amigo do viajante, e como escolher o ideal para você. Tire suas dúvidas!
O que é um seguro viagem?
O seguro viagem é a única forma de viajar com segurança e tranquilidade, pois é uma ferramenta que protege ao viajante de imprevistos ou acidentes, e, caso eles ocorrerem, ajuda enfrentá-los da melhor forma possível, procurando evitar ou minimizar os prejuízos.
Independentemente da duração da estadia, o perfil do passageiro, o motivo da viagem ou a duração, contar com um seguro de saúde oferece tranquilidade desde o momento do embarque até o retorno do viajante ao país de origem.
Qual a diferença entre seguro viagem e assistência de viagem?
Os dois serviços são chamados comumente de seguro viagem. Porém, é preciso estar atento na hora de pesquisar e de fechar o contrato. Na prática, a principal diferença está em quem pagará pelo serviço no momento que for utilizado.
O seguro viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirma o atendimento. A vantagem é o viajantes poder escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro.
A assistência viagem funciona de maneira diferente. O atendimento será todo arcado pela seguradora contratada (claro que dentro dos limites previstos no contrato). O viajante deve entrar em contato com a empresa contratada quando houver uma necessidade e ela indicará um local para que o atendimento seja realizado, assim o segurado não precisará desembolsar nada. Todo o pagamento será arcado pela seguradora. A desvantagem é a obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência.
É importante dizer que muitas seguradoras vendem os dois serviços no mesmo pacote, assim você estará garantido de toda maneira. É fundamental saber essa informação no momento da contratação do serviço para não passar aperto depois.
O que o seguro viagem cobre?
Os seguros de viagem cobrem, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Entretanto eles oferecem outras garantias para os usuários, como indenização no caso de extravio de bagagem, repatriação do corpo em caso de morte e até funeral. Os seguros serão tão completos quanto os pacotes assinados. Sim! Você poderá fazer um seguro básico ou um super completo. Veja as principais coberturas dos seguros de viagem:
- Atendimento médico e odontológico 24h;
- Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
- Visita ao segurado hospitalizado;
- Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
- Despesas farmacêuticas;
- Hospedagem após alta hospitalar;
- Remarcação de passagem para regresso;
- Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
- Assistência funeral;
- Indenização no caso de morte;
- Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
- Localização de bagagem extraviada;
- Indenização no caso de extravio de bagagem;
- Despesas jurídicas;
- Pagamento antecipado de fiança.
Qual o melhor seguro de viagem?
Há muitas boas seguradoras no mercado e é importante saber a opinião de quem contratou e, principalmente, teve que usar os serviços para escolher a melhor.