Quem gosta de viajar e faz as malas para lugares que nunca visitou antes costuma ficar preocupado ou ansioso pelo que vai encontrar por lá, não é mesmo? Principalmente se o destino for Paris, na França, você precisa estar preparado para um verdadeiro tour gastronômico! Acontece que Paris é considerada a capital mundial da gastronomia. Por isso, a cidade das luzes possui alguns dos melhores restaurantes do planeta, que merecem ser provados na sua viagem. Para te deixar com água na boca antes de decolar para as terras francesas, selecionamos os melhores restaurantes em Paris para você programar sua viagem. Mas, antes, conheça um pouco da gastronomia francesa para entrar no clima. Vamos lá?
Principais características da culinária francesa
Paris é um dos destinos mais desejados e procurados! A cidade, além de ser linda e ter um ar totalmente romântico, tem restaurantes incríveis. Aliás, a França sempre surpreendeu o mundo com a sua variedade gastronômica. Dividida em 22 regiões diferentes, você já pode imaginar a vastidão de possibilidades para degustar. A cozinha francesa é uma das mais elaboradas da cultura ocidental. O país conta com muitas colheitas de castanhas, cogumelos e trufas, produção de azeites, vinhos, queijos, manteigas finas, aguardentes, pescados e açúcar. Os pratos mais famosos por lá se tornaram conhecidos até mesmo por aqui, como o Petit Gatêau, a mousse de chocolate e o creme brûlé. No entanto, é nas suas tortas, queijos e bebidas que ela se sobressai com maestria. Pâtisserie francesa.
Os queijos e as bebidas alcoólicas também são os itens mais marcantes da culinária na França. Só pra você ter uma ideia, são mais de 365 tipos de queijos, dentre eles o camembert, o brie e o roquefort. Já pensou? Eles podem comer um queijo diferente por dia durante um ano!
Agora, confira os 5 melhores restaurantes em Paris que listamos para você!
1 – L’atelier Joel Robuchon
Este é considerado um dos melhores restaurantes de Paris. Aliás, são dois na cidade luz: um que fica em St. Germain e outro que fica próximo da Champs Elysees. Mas ele também existe em outros locais no mundo, como em Nova York e Las Vegas, nos Estados Unidos, em Londres, na Inglaterra, e em vários locais no Oriente. O almoço do L’atelier Joel Robuchon funciona com menu executivo. Já o jantar é mais rebuscado e, além de você ter que fazer reserva, precisa estar preparado para pagar! Geralmente ele fica em torno de 100 euros por pessoa.
2 – Maison de La Truffe
Se você quer experimentar pratos incríveis com trufas, esse é o restaurante certo. No Maison de La Truffe, você consegue almoçar, jantar ou comprar para comer em casa. Os pratos mais famosos da casa são o ravióli trufado e o risoto, mas você consegue experimentar diversas outras receitas que levam trufas, até mesmo o sorvete da sobremesa! Outras dicas interessantes são a pizza de rúcula com trufa, as massas com camarão ou molho branco ou então o carpaccio de carne com trufa. O preço de uma refeição? Em torno de 80 euros por pessoa.
3 – Le Soufflé
O Le Soufflé é um dos espaços mais tradicionais da cidade com relação à sua especialidade: o soufflé. O restaurante fica localizado na rua Mont Thabor, próximo à L’Opera e o preço não é tão alto como nos outros lugares: em torno de 40 euros por pessoa. Desde a década de 60, o restaurante oferece soufflés salgados com trufas, espargos e cogumelos, por exemplo, e também doces com chocolate, framboesa e licores.
4 – Le Matignon
Outro restaurante que fica bastante cheio e é muito famoso é o Le Matignon. Ele é um ótimo lugar para jantar com mais pessoas e tomar bons drinks com os amigos. O subsolo do lugar possui uma espécie de pub, e você pode aproveitar a noite depois da refeição, de segunda a sábado, a partir das 23 horas. Os melhores pratos são o carpaccio de alcachofra, acompanhados do cheesecake de sobremesa.
5 – Kong
O Kong é um restaurante que possui uma vista incrível de Paris. Ele fica bem perto da Pont Neuf, no 5º andar do edifício Haussmann — o lugar está sempre lotado de pessoas bonitas e bem arrumadas. A decoração do espaço foi feita pelo famoso Philippe Starck e a comida, é claro, não fica a desejar! A casa conta com programações de músicas com DJs, numa atmosfera que lembra um pouco Nova York.
Dica bônus
Se você quer experimentar o melhor da culinária francesa sem ter que sair do Brasil, existe o Chef Rouge. Esse restaurante está em São Paulo há mais de 20 anos e conta com uma cozinha totalmente preparada por um chefe francês muito conceituado, Christophe Deparday. Ficou com água na boca? Escolha os restaurantes em Paris que mais te agradaram para o seu roteiro de viagem e não se esqueça de fazer reserva, principalmente em altas temporadas.