A pata de cachorro é responsável pela sustentação do corpo e por dar locomoção ao permitir que o cão ande, corra e pule com equilíbrio.
Por isso, é muito importante cuidar bem das patinhas para que seu cachorro não tenha problemas de saúde na região e não sinta dor. Assim, ele poderá caminhar livremente e sem incômodos.
Veja agora como cuidar, como hidratar as patas do cachorro, quais os principais problemas nas patas e curiosidades que você não talvez não sabia sobre a região!
Banho e tosa
Higienizar bem as patas é importante para remover o excesso de sujeira, corpos estranhos (como espinhos e carrapicho), peles mortas e organismos como bactérias, fungos, carrapatos e pulgas.
A tosa também atua na eliminação desses agentes, mas sua maior importância está em retirar o excesso de pelos que podem atrapalhar no equilíbrio do cão ao caminhar. E para aqueles cães que vivem mais dentro de casa, em pisos lisos , a tosa desses pelos pode evitar escorregões e acidentes, principalmente para animais que já possuem tendência a doenças ortopédicas e obesos.
Veja tudo sobre o banho e tosa de cachorros.
Você também pode limpar as patinhas ao chegar do passeio e, caso tenha alguma lesão na pata, intensifique a higienização.
Cortar as unhas
Em relação às unhas, também é importante mantê-las curtas para evitar que o cachorro se machuque, arranhe outros animais e pessoas e ainda cresça e se enrosque em superfícies.
Para cortar, utilize tesouras especificas para pets e corte apenas a parte externa, mais transparente, para não causar dor e feridas no animal.
Hidratação: O que passar nas patas ressecadas do cachorro?
É muito comum que alguns cães fiquem com as patas ressecadas, bastante ásperas e descamando. Isso é sinal de desidratação e pode acontecer se o cachorro andar muito em pisos quentes e acidentados.
Para hidratar a pata de um cachorro, você pode optar por hidratantes específicos para cães. Porém, não exagere, ok? A rigidez das almofadinhas é importante para proteger as patas de ferimentos e dar mais estabilidade para o cachorro caminhar.
Antes de passar o hidratante para cachorro, converse com o veterinário.
Pata de cachorro inchada, o que pode ser?
Além do ressecamento, outras reações podem surgir na pata de cachorro. É o caso da coceira por causa de picadas de insetos, parasitas ou alergias; da vermelhidão devido a machucados ou queimadura nos coxins (almofadinhas); e do inchaço na região.
O inchaço é uma reação inflamatória a alguma lesão ou infecção nas patas ou unhas. Pode acontecer por:
- Sobrecarga nas patas, quando o cão caminha por muito tempo ou com grande esforço;
- Queimaduras causadas pelo calor excessivo do asfalto;
- Torções, luxações e fraturas nos ossos e articulações;
- Reações alérgicas, como à picada de inseto, por berne ou dermatite;
- Cistos interdigitais, que são nódulos entre os dedos por diferentes causas.
Junto com o inchaço, você deverá observar outros sinais. Veja se o cão está mancando (o que chamamos de claudicação), com dificuldade de apoiar a pata no chão, se há vermelhidão ou sangue na área, se as patas estão mais quentes que o normal, se seu pet está com febre, mais quieto e prostrado, e se está lambendo a pata excessivamente.
Todos esses sintomas podem indicar problemas de saúde nas patas e é preciso investigar. Ainda que não sejam graves, podem se tornar crônicos se não tratados, o que vai causar dor e desconforto ao seu pet.
Leve seu cão ao veterinário, assim que possível.
Lamber a pata pode ser sinal de estresse
Se seu cachorro lambe as patas em excesso, ele pode ter alguma lesão na região ou isso pode ser um sinal comportamental.
As lambeduras podem indicar que o cachorro está estressado ou ansioso. Ao observar esse comportamento, tente entender e eliminar a causa dessa questão psicológica. E, se continuar, leve o pet ao veterinário.