Muitos brasileiros sonham em conhecer a Europa. Existem diversas cidades espalhadas pelo Brasil que possuem uma forte influência de seus colonizadores europeus e, por isso, são consideradas um pedacinho da Europa dentro do território nacional.
A região Sul é bastante conhecida por preservar as culturas alemã e italiana. Não à toa é lá onde fica o Vale Europeu, região turística do Vale das Águas que reúne os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó em seus 200 km. Vamos conhecer algumas cidades brasileiras que farão você se sentir na Europa!
Serra Gaúcha (RS)
Esta cidade brasileira é toda recortada por vales e possui uma indústria de vinhos muito expressiva. É possível agendar visitas a vinícolas, como Casa Valduga e Miolo, que incluem passeios guiados pelos parreirais e degustação dos vinhos da casa. Gramado, por sua vez, com sua arquitetura germânica, conquista a todos! A cidade tem sua economia totalmente voltada ao turismo e oferece inúmeras opções de passeios. A culinária é fantástica e vale à pena conferir a Chocofest, na época da Páscoa — para se entupir de bons chocolates —, e o Natal Luz, que vai de novembro a janeiro, com seus espetáculos e shows de luzes.
Blumenau (SC)
Colonizada por alemães, Blumenau é considerada um pedaço do país europeu em continente sul-americano. Isso pode ser comprovado à primeira vista, por sua arquitetura típica e pela presença de muitas cervejarias. Além disso, Blumenau possui a maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha, evento que atrai milhares de turistas todos os anos.
Pomerode (SC)
Considerada a mais germânica do país, com 80% da população compostas por descendentes diretos dos colonizadores. Eles possuem até mesmo um dialeto próprio. Conhecida por seu charme e tranquilidade, Pomerode possui arquitetura típica alemã do início do século 20 e grandes belezas naturais. Impossível não se sentir em um vilarejo da Europa!
Domingos Martins (ES)
Colonizada por alemães, que deixaram para trás algumas histórias e tradições, eternizadas no Museu da Colonização Alemã. Mas, também carrega consigo parte das culturas portuguesa, francesa e italiana, sendo esta última a que mais faz sucesso dentro da gastronomia local. é muito procurada por seus produtos rurais e também pelas atividades que oferece aos aventureiros, como rafting e passeios a cavalo.
Holambra (SP)
Holambra é um pedacinho da Holanda dentro do Estado de São Paulo. Aqui, tudo lembra o país europeu: a arquitetura — em Holambra está presente o maior moinho da América Latina —, a comida e, até mesmo, a economia. Holambra é a maior produtora e exportadora de flores do país e sedia anualmente a Expoflora, atraindo milhares de turistas que invadem esta cidade brasileira no mês de setembro, quando ocorre a exposição.
Campos do Jordão (SP)
conhecida como a “Suíça Brasileira” por seu clima ameno com temperaturas que podem chegar a ser negativas. A gastronomia dessa cidade tem influência europeia, com destaque para os fondues e as cervejas. A arquitetura de Campos do Jordão também atrai visitantes, especialmente durante o inverno.
O que achou deste conteúdo? Compartilhe com os amigos! Confira também o nosso artigo 5 melhores restaurantes em Paris que você precisa conhecer