Mesmo que você não conheça essa raça, você já viu ele nas TV’s como o gatinho preguiçoso Garfield. Dóceis, tranquilos e que se dão bem com crianças e outros animais, os gatos persas cativam pela beleza e personalidade.
Se você é fã dos gatos persas, continue a leitura e saiba tudo sobre eles. Você vai conhecer sobre a raça, os cuidados específicos, e o tipo de personalidade desses bichanos. Confira a seguir!
Despertamos a sua curiosidade? Então, não deixe de saber tudo sobre gato Persa nos tópicos a seguir. Abaixo, separamos as principais informações sobre esse bichano.
Qual é a origem do gato Persa?
Assim como o nome sugere, a origem do gato Persa é a região da Pérsia. Porém, o auge da popularidade ocorreu na Grã-Bretanha, quando várias famílias o acolheram como companheiro.
Mesmo que algumas raças de bichanos tenham passado por mudanças drásticas com o decorrer do tempo, os gatos Persas sempre tiveram as mesmas características: cabeça arredondada, rosto curto e nariz arrebitado. Porém, é possível encontrar alguns gatinhos que possuem esses traços mais fortes.
Por conta disso, quando as características de gato Persa são mais exageradas e destacadas, o bichano recebe o título de “tradicional”. Inclusive, há os “gateiros” que preferem esses gatinhos como companheiros.
Como é a personalidade?
Se você está procurando por um gatinho calmo e que não dê muito trabalho, temos uma boa notícia: o gato Persa tem todas essas características! Ele também é muito apegado ao tutor, ficando grudado.
A personalidade do gato Persa também inclui um pouquinho de proatividade. Por outro lado, a preguiça que vemos na TV, com o famoso Garfield, é real. Ele adora passar grande parte do dia dormindo ou ficando quietinho no canto, sem fazer nada, apenas descansando e se limpando.
Além disso, ao ler tudo sobre gato Persa, você descobre que esse bichano adora crianças e se dá superbem com outros animais. Ele é expert quando o assunto é adaptação. Em pouco tempo, estão brincando e se divertindo.
Porém, se você não pretende ter mais de um companheiro do reino animal, lembre-se que não é indicado os deixar sozinhos por muito tempo. Claro que, na maioria das vezes, eles não vão se importar, mas se é algo recorrente, pode gerar problemas, como a ansiedade de separação. Por isso, cuidado!
Qual é a expectativa de vida?
Ao buscarem entender tudo sobre gato Persa, uma das primeiras informações que os tutores procuram é a expectativa de vida. Afinal, todos querem passar anos com os bichinhos amados.
Temos outra boa notícia: os gatos Persas conseguem viver até os 17 anos. São longos períodos para você aproveitar com o seu pet!
Quais são os cuidados essenciais com a saúde?
Assim como outros animais, os gatos Persas possuem algumas pré-disposições genéticas que precisam de atenção extra. Os problemas de saúde podem ser passados de pais para filhos, por isso é importante saber o histórico.
Já pegue a caneta e o papel para anotar as principais doenças que esses bichanos tendem a ser mais suscetíveis:
- doença renal policística;
- atrofia progressiva da retina;
- cardiomiopatia hipertrófica.
Os gatos Persas também são suscetíveis a alguns problemas respiratórios. Por isso, se você mora em um lugar muito quente, mantenha-os em um ambiente fresco e longe do calor excessivo.
A pelagem do gato Persa é um “show à parte”
Sabia que, para aprender como cuidar de gato Persa, você precisa entender melhor os pelos desse bichano? Isso porque eles são longos e precisam de cuidados diários. Você ainda os encontra em várias colorações, e isso influencia a personalidade.
- Persa branco: tende a ser mais tímido, reservado e independente. Além disso, ele se apega muito à família;
- Persa cinza: é um dos mais carinhosos, mas também é extrovertido e muito aventureiro. Gosta de um bom carinho e tem um comportamento manso;
- Persa laranja: o famoso Garfield é dengoso, carismático e descontraído. Além disso, adora ser o centro das atenções e receber muito carinho;
- Persa preto: é um dos mais intuitivos, brincalhões, confiáveis, amáveis e com personalidade bem tranquila.
Agora que já sabe tudo sobre gato Persa, o que acha de ter um só para você? Porém, lembre-se que a decisão de adotar ou comprar um pet novo, deve ser muito bem analisada e conferida.