O Brasil é um país tropical. Mas enquanto os brasileiros podem desfrutar de um dos climas mais agradáveis do mundo, às vezes eles querem curtir um pouco de frio, por isso muitas pessoas procuram lugares para viajar no sul do Brasil.
Mesmo que a procura por “destinos sul do Brasil” seja frequente, muitas pessoas ainda acham que uma viagem internacional para algum país frio compensa mais, entretanto, essa é uma visão equivocada, já que existem lugares para conhecer no sul do Brasil que se equiparam a uma viagem internacional ou sejam até melhores.
São muitos os lugares para conhecer no sul do Brasil, seja no inverno ou no verão, entretanto, separamos alguns que pulam aos olhos e oferecem os melhores roteiros:
Gramado
Essa é uma das cidades mais famosas e, de fato, o local faz valer sua fama. Em Gramado, todo o visual tem referências europeias e, assim, as construções são todas charmosas, únicas e especiais. A comida também é muito boa e a cidade possui uma série de restaurantes famosos.
No inverno, Gramado fica ainda mais famoso pela possibilidade de se ver neve, mas, de forma geral, as temperaturas ficam entre 10 e 17 graus. Então, se você pretende ver gelo caindo do céu, é legal se programar de acordo com as previsões.
Bento Gonçalves
Bento Gonçalves é para aqueles que simpatizam com a cultura italiana. A região em que essa cidade está localizada é conhecida como Toscana Brasileira, por isso, é um bom destino para quem quer se aproximar da Itália daqui do Brasil – na arquitetura e na comida.
Cambará do Sul
Os lugares mencionados anteriormente costumam ser atrativos devido à boa comida e às belíssimas construções. Cambará do Sul, contudo, se difere delas porque oferece atrações voltadas para a natureza. Quem for viajar para essa cidade, precisa conhecer as suas diversas serras.
Urubici
Esse é um dos lugares para viajar no sul do Brasil para quem quer realmente passar frio e ver a neve, pois foi nessa região que foi registrada a menor temperatura do país.
Canela
Essa também é uma cidade bem famosa, mas a verdade é que sua fama é derivada de Gramado, já que as duas só tem 7 km de distância. Assim, quem vai visitar uma, acaba dando uma passadinha na outra.
Canela é menor e tem menos atrações que Gramado, mas é muito bonita também e tem o mesmo clima temporal e visual, sendo uma opção para aqueles que querem fugir da badalação que é Gramado – mas é bom lembrar que, em alta temporada, as duas cidades ficam bem cheias.
Viva o friozinho do sul!
Os lugares para viajar no sul do Brasil são cheios de pontos turísticos charmosos, mas a realidade é que o frio impossibilita o banho em vários dos rios e lagos que muitas dessas cidades têm. Mas, mesmo que você não entre na água, é legal marcar um dia de piquenique nesses ambientes para curtir a natureza.
Outro bom programa é, sem dúvidas, comer comidas bem quentinhas. A maioria desses lugares contém restaurantes típicos que oferecem fondue e outras especialidades, além de serem bem bonitos para tirar fotos e aproveitar a estética.
Com cidades turísticas, o sul do Brasil costuma ser muito bonito e está sempre enfeitado para os visitantes, então, é ideal colocar no roteiro uma volta no centro das cidades para realmente conhecer a história e seus pontos turísticos.
Mas para conhecer os lugares do sul do Brasil com muita tranquilidade e sem se preocupar com mais nada, é necessário ter um bom seguro viagem.