Essa certamente é uma das raças mais conhecidas no mundo pet! Apesar de sua popularidade, porém, ainda há muitas dúvidas sobre a raça. Será que o Pastor alemão é bravo?
Conhecer a personalidade dos peludos é importante na hora de receber um novo amigo! Se você quer descobrir se o Pastor alemão é bravo, confira o texto abaixo.
É verdade que o Pastor alemão é bravo?
Para começar, vamos ao mito mais comum, que diz que Pastor alemão é bravo. A fama provavelmente veio porque a raça é muito utilizada como cão-policial ou de guarda.
Porém, o cachorro Pastor alemão não é uma raça brava quando bem sociabilizado. Tudo depende dos estímulos que o pet recebe durante seu desenvolvimento!
Podemos dizer, então, que o comportamento do Pastor alemão não é de um cão bravo de origem. Na verdade, muitos tutores se surpreendem com a personalidade amável e carinhosa dessa raça!
Outro fator marcante nesse cãozinho é a sua inteligência. Por isso, o adestramento correto tem resultados rápidos e incríveis. O estímulo positivo ajuda nos treinos, tornando tudo ainda mais prazeroso para o peludo e para o tutor. É uma forma de fortalecer os laços!
Pastor alemão: personalidade
Com cara de bravo e postura altiva, o Pastor alemão pode meter medo em alguém desavisado! Porém, não se deixe enganar pelas aparências. Esse cão é muito amoroso e brincalhão, sendo até mesmo uma boa companhia para crianças. Tudo vai depender da maneira como o peludo é criado.
A família é fundamental na vida dessa raça, por isso ela é tão companheira de seus tutores. Tudo o que o cão puder fazer para deixar quem ama feliz, ele faz, valorizando sempre os momentos de união, quando pode brincar e fazer carinhos.
Nesse sentido, quando o Pastor alemão recebe os estímulos corretos, se torna um pet fiel e protetor. Ao mesmo tempo, nos momentos de descontração, é extremamente amigável e divertido! Para isso, basta você colocar em prática boas ações de tutoria. Confira abaixo.
Como criar um Pastor alemão amigável
Todos os cães devem ser socializados desde a infância com diferentes pessoas, pets, sons e objetos, para que, no futuro, não tenhamos problemas comportamentais, como medo, insegurança e reatividade.
Assim, são necessários passeios diários, além de brinquedos e acessórios que estimulem o peludo. Quando há estímulo ambiental, com atividades que supram a necessidade do cão, ele se torna um pet equilibrado. Tudo isso colabora para que o Pastor alemão tenha comportamento amigável e brincalhão.
Como vimos, os estímulos corretos, repletos de carinho, reforçam a personalidade tranquila da raça. Ela se dá muito bem com as crianças devido à quantidade de energia que têm para gastar. Juntos, os pets e os pequenos conseguem aproveitar longas horas de diversão!
Como criar um cão de guarda
Se você está se perguntando se Pastor alemão é bravo porque pensa em ter um cão de guarda, esse também pode ser o pet ideal para a sua família! As características dessa raça a tornam ideal para o posto de protetor.
Se esse for o seu caso, é importante consultar um adestrador profissional. O especialista poderá treinar o peludo para receber comandos sem perder o perfil fiel e carinhoso. Adestrar sem acompanhamento profissional pode ter resultados desastrosos, como deixar o Pastor alemão bravo.
Com tantas informações, fica fácil perceber que, na verdade, Pastor alemão não é bravo, não é mesmo? Lembre-se que, antes de tudo, os pets são seres complexos e repletos de sentimentos. Os cãezinhos de uma mesma raça muitas vezes possuem características em comum.
Entretanto, o jeito de cuidar, o estímulo ambiental e o tratamento carinhoso tornarão seu filho de quatro patas especial!