Fazer atividade física é bom e faz bem para o corpo e a mente não só dos humanos, mas dos pets também. Assim como nós, os cachorros e gatos podem apresentar distúrbios comportamentais que podem resultar em problemas de saúde quando deixam de se movimentar.
A obesidade também é uma realidade entre os cães e gatos. Por vezes, pode estar ligada à má alimentação, mas também ao sedentarismo. Nesta perspectiva, a atividade física para cães auxilia na diminuição da gordura visceral. Desse modo, ela consegue ser capaz de regular um peso ideal de acordo com o porte do cão. Os cães da raça Shih-Tzu, por exemplo, podem alcançar até 8kg.
A prática de atividade física para cães e gatos é extremamente vantajosa. Com ela, eles podem produzir uma série de hormônios e neurotransmissores, como a endorfina, que contribuem para a sensação de bem-estar.
Quando a atividade física é associada à alimentação de qualidade, rica em nutrientes, são encontrados muitos benefícios. A obesidade entre os cães é cada vez maior e os donos muitas vezes não dão a devida importância ao assunto.
Muitos cães estão acima do peso ideal pelo simples fato de sempre terem comida disponível para ele comer quando bem entender. Isso, conciliado com o tédio, monotonia do dia a dia, ansiedade e falta do que fazer, faz com que ele “desconte” na comida, como forma de dissipar o estresse.
Dicas para perder peso
- Ofereça duas porções de alimento por dia, na manhã e no final da tarde ou noite, sendo esta a menor;
- Faça o acompanhamento veterinário e acompanhe o peso do seu cachorro ou gato;
- Saia para passear diariamente;
- Não dê muitos petiscos;
- Faça brincadeiras, elas também são formas de atividade física;
- Controle quantidades e mantenha horários das refeições.
Atividade física em casa
Steps (escada)
Sim, os cachorros também podem fazer esse famoso exercício das academias. Tenha uma plataforma segura e aderente (caixa, palet ou algum móvel) e faça com que o cachorro coloque as patinhas da frente na plataforma, uma de cada vez, e depois que elas retornem ao chão.
Bolinha
Jogue a bolinha e ensine o cachorro a trazer de volta. Simples e muito eficaz.
Ande, passeie ou corra
A rua é uma das melhores opções para a prática de atividades físicas para cachorro. Simples passeios diários já funcionam muito bem, mas alguns cães mais agitados ou algumas raças exigem atividades mais intensas, como corridas.
Dá simples bolinha até a corrida de longa distância, faça sempre o acompanhamento com o veterinário e nunca exija demais do animal.
Alimentação
Além dos exercícios para cachorro, um ponto muito importante que não podemos deixar de ressaltar é a boa alimentação. Uma alimentação saudável junto com as atividades físicas, é a combinação ideal para seu pet ter uma vida longa e com boa saúde. Isto é, procure por alimentos próprios para cachorro e em quantidades controladas.
Procure um veterinário
O médico-veterinário é o profissional mais indicado para diagnosticar a obesidade canina. Em muitos casos, poderão ser solicitados exames complementares a fim de identificar quaisquer alterações secundárias, dando início ao tratamento.
Com base na avaliação clínica e no resultado dos exames, o veterinário poderá prescrever mudanças na dieta e na rotina do cachorro, objetivando como emagrecer o cachorro de maneira segura e eficaz. Por isso a importância em ter um plano de saúde pet para garantir a melhor qualidade de vida do seu bichinho. Saiba mais clicando aqui.