Não importa se você está se preparando para uma viagem de aventura ou um destino mais tranquilo e próximo de sua realidade. Sair de casa por longos períodos exige de você cuidados especiais e organização para não cair em nenhuma situação complicada durante a viagem.
Preparamos um checklist para você fazer o turismo dos seus sonhos. Não esqueça que não existe resposta “certa” ou “errada” aqui, só não deixe de ler as dicas que separamos para cada uma das situações. Vamos lá:
Sua documentação está em dia?
O passaporte é seu principal documento fora do Brasil. Algumas nações permitem que você apresente o RG ou a CNH em bares ou museus, mas a entrada e saída do país só acontece com o passaporte. É importante que ele tenha um intervalo de vencimento posterior ao período da viagem. Não pode expirar durante a viagem! Se seu destino for nacional, fique de olho também quando sua carteira de motorista vai expirar. Uma multa nas férias não é nada legal.
Já pesquisou sobre seu destino?
Independentemente de ser um destino dentro ou fora do Brasil, pesquisar informações sobre os locais por onde você vai passar é uma das primeiras etapas de organização de uma boa viagem. Sem contar que é uma das melhores partes, né? Conheça um pouco da história, costumes, valores de entradas para pontos turísticos e o principal: o que os outros turistas têm a dizer sobre a região.
Você fala o idioma local do seu destino?
Caso você não domine o idioma local, é sempre de bom tom aprender algumas expressões básicas. Saber falar “bom dia”, “por favor”, “obrigado” e “até logo” facilitam bastante a vida. Se sua viagem é dentro do Brasil, procure não usar gírias locais. Afinal, não é todo mundo que sabe que vina é salsicha no Paraná, por exemplo.
Tomou todas as vacinas obrigatórias?
Alguns países solicitam o reforço em vacinas como a da febre amarela. Isso vale tanto para longas estadias quanto meras conexões de voo. Confira se o local para onde você está indo, ou vai passar um tempo entre voos, exige algum tipo especial de vacina. E não esqueça de estar sempre em dia com os reforços contra a COVID-19.
Tá levando dinheiro suficiente?
Cotações, câmbios, taxas, conversões e tudo mais que envolva dinheiro em viagens internacionais precisam de muita atenção. Tanto para você não gastar mais do que precisava, quanto pra não passar por nenhum tipo de golpe. Viagens dentro do país também precisam de um certo cuidado, já que não são todas as praias que aceitam cartões de crédito. Confirme quais são as formas de pagamento de onde você está indo e leve dinheiro em espécie por garantia.
Contratou um seguro viagem?
Viajar já é bom, sabendo que não precisa se preocupar com emergências médicas ou de outras áreas nesse período… é melhor ainda. Boa parte dos países europeus obrigam que os visitantes tenham um seguro antes mesmo de cruzarem suas fronteiras. O seguro te protege dentro ou fora do país e ainda pode cobrir perdas de bagagem ou cancelamentos de voos. Se o motivo de sua viagem é para esportes radicais, você definitivamente precisa de uma cobertura para qualquer situação de perigo.