Decidiu seguir carreira solo? Então se liga nas dicas que separamos para você ficar numa boa!
Morar sozinho é um grande passo da vida adulta e dá aquele friozinho na barriga, né? Exigindo muito planejamento e aquela dose de ousadia. Portanto, para você passar por esse momento tão transformador numa boa, se liga nas dicas que a gente separou. #Partiu? 😀
1. Tenha ideia de onde mais ou menos você vai querer morar
Eis a questão: o que é realmente importante pra você na hora de tomar uma decisão de onde vai morar? Localização, valor, condomínio, tamanho… Essa tem que ser a sua primeira prioridade antes de sair visitando imóveis. Então liste exatamente o que é essencial, o que seria legal ter, o que você pode dispensar e o que é essencial. Assim que tiver essa lista anotada, você já pode começar a procurar imóveis que são a sua cara!
2. Prepare o bolso
Você tem o objetivo de financiar a própria casa ou apartamento? Segundo especialistas, um dos maiores erros é financiar o valor integral do imóvel. O ideal é ter 30% do valor do imóvel para dar a entrada na compra. Já com esse dinheiro em mãos, o próximo passo é procurar oferta de instituições que oferecem crédito imobiliário e que o valor total das parcelas não ultrapasse 30% da sua renda mensal.
3. O seu objetivo é alugar? Então olhe essas dicas
Se não está nos seus planos por enquanto financiar o seu próprio imóvel e prefere alugar, as dicas são outras. O ideal é que o valor do aluguel não ultrapasse 30% da sua renda mensal, mas ainda sim precisa ficar atento ao reajuste anual que pode fazer com que esse valor ultrapasse o limite da sua renda que você havia estabelecido.
Outra dica importante é se atentar ao contrato. Sempre leia o contrato com bastante atenção e se atente a todas as cláusulas. Se você discordar, ou ficar algum dúvida sobre algo, converse com o proprietário e esclareça tudo. #FicaDica
4. Faça uma lista de compras
Saiba o que você vai precisar comprar. Como? Veja na sua casa atual quais são os itens essenciais. Mas seja detalhista, viu? Afinal, tem coisas que a gente acha que não usa e só descobre que precisava ao estar em apuros. Portanto, a dica é: meses antes da mudança, comece a anotar tudo que você e as pessoas que moram com você usam com frequência.
5. Desenvolva suas habilidades
Fazer comida, passar roupa, lavar o banheiro… Muitas tarefas serão sua responsabilidade com a mudança. E aqui vai ser parecido com a dica anterior, observe a dinâmica atual para saber o que precisa aprender antes de se mudar. E aí, comece participando e até assumindo essas atividades no seu dia a dia e, na dúvida, peça ajuda a quem as realiza hoje ou procure vídeos tutoriais na internet.
6. Finanças em dia quando for mudar
Morando sozinho, todas as despesas são suas! Para ficar numa boa, já comece a se organizar agora. A principal dica é listar os custos fixos. A renda mensal deve ser suficiente para cobrir esses custos e ainda sobrar para as despesas variáveis. Neste momento, é preciso ser realista. Portanto, faça pesquisas de preço, converse com pessoas que moram perto da região da sua nova casa e liste cada gasto previsto, por menor que pareça. E sempre tenha uma reserva para emergências, que consiga suprir todas as suas necessidades e despesas por pelo menos 6 meses.
Morando sozinho ou não, lembre-se que a Prime Secure te ajuda a ficar tranquilo.