A nossa casa, mais do que nunca, é um lugar onde a gente deve se sentir confortável, tranquilo e feliz. E é por isso mesmo que ela precisa de carinho e atenção, principalmente na hora de contratar um Seguro Residencial! Mas e se nossa casa estiver dentro de um condomínio?
Quais as principais diferenças entre um seguro residencial e um seguro condomínio? É isso que a gente vai te explicar agora!
Seguro residencial x seguro condomínio: o que cada um oferece?
Pra aproveitar mais a sua casa e as suas coisas numa boa, o Seguro Residencial é a melhor opção. Ele é individual e opcional, e é aquele que cobre os possíveis incidentes que possam acontecer dentro da casa ou do apartamento, ou seja, é uma proteção para o imóvel e para os bens de quem mora lá.
No caso do Seguro Condomínio, o que muita gente não sabe é que ele é obrigatório tanto pra prédios residenciais quanto pra comerciais e mistos, de acordo com o Código Civil Brasileiro. É responsabilidade do próprio síndico essa contratação. Caso o condomínio não tenha seguro e aconteça algum acidente, ele pode ser processado por perdas e danos e ainda ser obrigado a ressarcir os moradores. O valor desse seguro é dividido entre os inquilinos e normalmente incluído nas cotas mensais do condomínio. Então, o seguro condomínio existe pra proteger o condomínio e suas partes comuns contra riscos de possíveis incêndios, raios ou explosões. Mas outras coberturas podem ser acrescentadas ao contrato também, como contra vendavais e problemas elétricos, por exemplo.
Não há diferenças, são complementos
A melhor forma de separar os dois seguros é entender o que cada um cobre. Se, por exemplo, acontecer algum incidente de causas naturais, como chuva ou granizo, ou algum vidro, espelho ou mármore quebrar, são coberturas que um seguro residencial pode cobrir. Tudo indenizado de acordo com o que foi definido na franquia, claro!
Já no seguro de condomínio existe uma diferença entre os horizontais e os verticais. No caso do primeiro, o seguro engloba áreas comuns a todos os moradores, como playground e portaria. Nos condomínios verticais, essa cobertura é diferente e cobre também a proteção dos apartamentos. Por exemplo, se um botijão de gás explodir na área da churrasqueira e acabar atingindo um dos apartamentos, o seguro vale para o morador desse apê também. Mas ó, essa cobertura garante apenas indenização dos prejuízos causados à estrutura física, como paredes e pisos. Os móveis, roupas e eletrodomésticos são responsabilidade do morador, ok? A Prime Secure oferece um seguro residencial e pode cuidar de todos esses detalhes pra você!
Por isso que esses dois seguros são complementares e ficam tão bons juntos. Um cobre o outro! Caso você precise acionar o seguro, ter os dois faz com que você não tenha que arcar com o prejuízo usando seus próprios recursos.