O seguro de vida pode ser cancelado a pedido do segurado ou pela própria seguradora ou corretora de seguros. Veja quais são as situações que levam ao cancelamento do seguro.
Uma vez contratado, poderá haver algumas alterações no seguro de vida a critério do segurado ou da empresa responsável pelo serviço. Por exemplo, você pode alterar o valor da cobertura e uma companhia de seguros ou corretor de seguros pode cancelar uma apólice por falta de pagamento ou descoberta de informações não relatadas no contrato.
É por isso que é importante responder corretamente às suas perguntas sobre o processo de compras e manter seus dados atualizados ao longo do tempo. Em alguns casos, o descuido com essas informações pode resultar no cancelamento do seu seguro.
Existem algumas situações típicas que desencadeiam o cancelamento do seguro de vida. Geralmente, estão relacionadas a fraudes, atrasos ou não pagamento de prêmios – como é chamada a mensalidade – devido ao vencimento do prazo da apólice, ou a pedido do próprio segurado.
Leia e examine os motivos mais comuns para cancelar o seguro caso a caso.
Cancelamento por fraude
É fácil encontrar filmes, séries e notícias controversos sobre golpes ou crimes destinados a tirar alguém do dinheiro de um segurado ou beneficiário. Pode parecer, mas não é o golpe mais popular no seguro de vida. Os golpes mais comuns são ignorar e alterar informações pessoais por preços mais baratos ou alterar suas políticas sem a aprovação de outras pessoas, como um casal recém-divorciado.
Mas os resultados dessa “maneira” podem ser desastrosos, principalmente para o futuro de quem você quer proteger.
Em casos de fraude menos graves, as taxas mensais podem ser recalculadas, os segurados podem ter suas apólices negadas ou a cobertura pode ser cancelada. Vale lembrar que em casos mais graves, fraudes em seguros de vida podem ser denunciadas e acabar na Justiça.
Os tipos mais comuns de fraude de seguro de vida
Existem quatro tipos mais comuns de fraude em seguros de vida: fraude por omissão de dados durante um contrato, fraude por falsificação de morte, falsificação e fraude de apólice falsa.
- 1. Fraude por omissão de dados
- 2. Fraude por morte
- 3. Falsificação
- 4. Fraude por falsificação de contrato
Cancelamento por não renovação do contrato
Quando falamos em prazo de seguro de vida, isso significa a duração da sua cobertura ou quanto tempo o seu contrato vai durar até o vencimento.
A maioria dos prazos de seguro de vida é de 10, 20 ou 30 anos. Mas muitas empresas oferecem aumentos adicionais de cinco ou 10 anos, às vezes até de 35 ou de 40 anos.
Se você morrer após o término de sua apólice e não tiver realizado um pedido de renovação de contrato que estenda o prazo da cobertura ou, quem sabe, converter sua apólice temporária em uma apólice vitalícia, seus beneficiários não vão receber qualquer indenização. Portanto, é importante ficar muito atento ao prazo do seguro de vida, porque assim que renovar a cobertura será cancelada.
Quando devo cancelar meu seguro de vida?
O seguro de vida é fundamental enquanto você tiver alguém que dependa da sua renda ou, claro, se você desejar garantir a proteção financeira de alguém amado. Agora, se seus entes queridos conquistaram a independência financeira, sua família está constituída e bem encaminhada e não existe ninguém que dependa da sua renda, talvez seja o momento de cancelar o seu seguro de vida.
Mas nunca é demais repetir: abra mão do seguro de vida apenas se você não tiver ninguém com quem se preocupar. Você não vai querer acordar no meio da madrugada preocupado com o futuro de quem você ama.