Saiu pra viajar com o seu carro e ficaram alguns resquícios do passeio nos bancos e na lataria? Confira as dicas que separamos para lavar o carro!
Glitter, pelos de cachorro, migalhas de comida, terra e areia… Pois é, todo carnaval tem seu fim, porém deixa algumas evidências da folia por aí.
Dicas gerais na hora de lavar o carro
Antes de qualquer coisa, alguns cuidados são essenciais sempre que for lavar o carro. O jogar uma água antes de tudo. É importante fazer isso para tirar o máximo de resíduo antes de esfregar, para não correr o risco de espalhar a sujeira com sabão e estragar a pintura. Além disso, o bom é sempre lavar o carro com dois baldes: um só com água e outro com shampoo neutro. Assim, você garante que tirou a sujeira do pano antes de passá-lo no carro novamente.
Cuidado para não estragar nada, hein?
Muitas vezes, na intenção de fazer a melhor lavagem possível, acabamos caindo nos erros mais comuns na hora de lavar o carro. Entre eles, usar bucha ou esponja para esfregar. O indicado são os panos, como boinas e luvas, de microfibra. E não se deve usar silicone ou diesel no carro, principalmente nos plásticos ou caixa de roda, porque acabam queimando mais facilmente com o sol, ficando esbranquiçados.
Bora tirar os resquícios da viagem?
Nada de negar as aparências e disfarçar as evidências, nessa lavagem pós-carnaval é pra tirar tudo que ficou de sujeira no carro, seja dos lanchinhos que fizeram no caminho, os pelos dos pets que passearam com você e até o glitter. E aqui ficam as orientações para esses casos:
- Restos e migalhas de comida: o mais indicado é passar o aspirador de pó no carro, movendo completamente os bancos e tapetes para garantir que tirou tudo. Dependendo do alimento, você pode usar um limpador multiuso automotivo para o espaço interno de automóveis, também chamado de APC (sigla para All Purpose Cleaner, que significa “limpador de uso geral”).
- Pelo de cachorro: para tirar o que ficou do seu amigo canino, existe uma escova especial, que tem as cerdas de silicone. Basta passar pelo estofado e tapetes para remover os pelos.
- Glitter: para o glitter, o ideal é também usar o aspirador de pó e passar um pouco do APC para remover o que ficou grudado.
Agora se alguém abusou um pouquinho e não conseguiu segurar a última refeição no estômago, o trabalho é mais complicado. Para limpar vômito o recomendado é fazer a higienização especializada. Isso porque se for no carpete ou banco de tecido, é preciso remover tudo. Esse procedimento é feito com água, produtos específicos e uma máquina extratora.
Caso você queira apenas tirar “o grosso” até levar para higienizar, você pode remover o vômito com toalha, pouca água e o limpador multiuso. Para ajudar a secar, deixe os vidros abertos. Cuidado para não jogar muita água, pois isso pode fazer com que o tecido absorva tudo e fique ainda mais difícil tirar o cheiro.
Atenção pra próxima
Se está nos planos sair com o possante para viajar mais vezes, não dê bobeira e se previna. A dica aqui é sempre proteger o carro, seja com cera ou vitrificação da pintura, principalmente se ele for ficar exposto. Outra orientação do especialista é procurar por películas para os vidros que retenham o calor para conservar o interior do carro.
Além disso, vale sempre lembrar de evitar comer dentro do carro, não entrar com os pés cheios de areia, terra ou lama e não deixar que entre água no assoalho, para não ficar cheiro de mofo ou ter que trocar o feltro do carpete do carro.