O sonho de estudar fora faz parte da vida de muitos jovens brasileiros, e, com o crescimento de programas como o Ciências sem Fronteiras, ele tem se tornado realidade para milhares de estudantes. Além de te dar a chance de viver novas experiências e conhecer pessoas diferentes, uma viagem de intercâmbio é carregada de conhecimento e com certeza significará um upgrade considerável no seu currículo.
No entanto, antes de arrumar as malas, é preciso planejamento. Dê uma olhada no que você precisa saber antes de embarcar nessa jornada. Confira!
1. Pesquise sobre o país de destino
Selecionar o país onde você quer fazer o intercâmbio é o primeiro passo. Pesquise sobre a instituição onde você vai estudar para saber se ela realmente oferece o que você busca. Conhecer a reputação e até entender que tipo de certificação você pode obter depois de concluir o programa é fundamental.
Além disso, vale dar uma olhada nos aspectos culturais da região. Os habitantes falam algum dialeto diferente? É possível se comunicar em inglês? Que tipo de comida é mais consumida lá? Existem atrações e locais de lazer e entretenimento nos arredores?
2. Faça um planejamento de gastos
Esse quesito é importantíssimo. Coloque na ponta do lápis os gastos com:
- hospedagem (caso não vá ficar em uma moradia universitária nem em uma casa de família, pesquise em sites de imóveis da região para ter uma ideia da média de preços);
- transporte (aqui, vale a pena pesquisar se, na condição de intercambista, você paga passagem diferenciada);
- alimentação (sites de supermercados do país de destino podem te dar uma ideia dos preços);
- e também lazer, afinal, ninguém é de ferro!
Além disso, não se esqueça de deixar sempre uma reserva, pois emergências acontecem.
3. Fique de olho na documentação necessária
Se não tiver passaporte, solicite-o o quanto antes no site da Polícia Federal. Não espere o dia da viagem se aproximar para fazer o requerimento. Atente-se também para as regras específicas do seu país anfitrião. Os países do Tratado de Schengen, por exemplo, exigem que o intercambista tenha um seguro viagem, e a grande maioria dos países solicitam visto de estudante. Além disso, é muito importante tirar cópias de todos os documentos, para que, no caso de algum imprevisto, você tenha sempre um backup.
4. Viaje com segurança e tranquilidade
Imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Por isso, em viagens longas e internacionais, vale a pena fazer um seguro completo. Assim, em casos de emergências, basta acioná-lo e ter o problema resolvido para você. Invista em um seguro com uma boa cobertura.
5. Aproveite a cidade
Não deixa os estudos de lado — pois eles, no final das contas, são o objetivo da sua viagem —, mas, ao mesmo tempo, não deixe de mergulhar na cultura local e aproveitar ao máximo o seu intercâmbio! Fique atento às promoções e aos passeios organizados pelos cursos, procure guias em livrarias ou na internet e curta a gastronomia, a cultura e a arquitetura do seu país anfitrião. Outra forma de descolar vários passeios legais é pedir dicas para seus vizinhos e colegas. Mas então, já decidiu para onde quer ir?